21 de agosto de 2011

Arquitetos japoneses constroem torre com 30 mil Post-its.

Se pensava que post-its eram uteis apenas para deixar lembretes ou criar stop-motions, está enganado. Um grupo de arquitetos japoneses decidiram provar que é possível também fazer “arte” utilizando post-its. A prova disto está em uma bela torre criada a partir de 30 mil Post-its de cores diversas da 3M. A torre está em exposição em uma galeria de artes chamada ARTZONE que fica na cidade de Kyoto, no Japão. Veja mais imagens da surpreendente estrutura a seguir.
Os arquitetos são representantes de uma empresa de arquitetura japonesa chamada Tato Architects. Os mais de 30 mil Post-its foram unidos para formar uma série de “tijolos” utilizando a cola do adesivo dos próprios Post-its entre si, o que surpreendentemente garantiu que a torre se mantivesse de pé sem necessidade de cola ou qualquer outro “truque” adicional. Os Post-its escolhidos para cada tijolo eram sempre da mesma cor, mas foram criados tijolos de várias cores diferentes sempre super coloridos. Os tijolos então passaram a ser empilhados um em cima do outro para criar uma enorme torre fluorescente.
 Quem encabeçou o projeto é um diretor da empresa Tato chamado You Shimada. Até mesmo o Shimada se surpreendeu com o resultado, nem mesmo ele acreditava que a torre seria tão forte com os Post-its unidos. “Este é um tipo de arquitetura diferente – arquitetura de papel”, diz ele. “É uma incrível demonstração de força com flexibilidade afluente.” O trabalho todo demorou cerca de uma semana para ficar pronto até que a torre realmente tivesse altura suficiente para ser chamada de torre. 
 Após a conclusão da torre uma artista chamada Kasetsu resolveu ‘incrementar’ o projeto, reorientando a escultura de forma a criar células, re-montando as peças como blocos de LEGO para criar uma espécie de favo de mel. Ambas as criações são exemplos impressionantes do poder da utilização de um material que à primeira vista parece ser frágil. É realmente surpreendente descobrir o quão alto podemos empilhar Post-its sem colocarmos em risco sua estabilidade estrutural. No final da exposição os Post-its foram reciclados.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...