22 de outubro de 2012

Apartamentos subterrâneos.

Sua casa está ficando pequena e você não tem mais espaço para construir? Que tal expandir para debaixo da terra? Esta é a ideia do estudante de arquitetura e design Jeff Kamuda, da Syracuse University, nos Estados Unidos. Ele projetou um centro de convivência subterrâneo no Central Park, em Nova York. A estrutura é similar a de um prédio, mas ao invés de ser para cima, são 11 andares para baixo.

Além disso, ele prevê também três andares na superfície. Esta parte é chamada de Portal. Lá, funcionaria um museu com a história da cidade de Nova York. Para Kamuda, prédios e cidades merecem um espaço para reflexão. A parte inferior é batizada de Canion e abrigaria espaços para outras exposições.

O projeto nos incita a aproveitar mais o espaço subterrâneo, mas sempre com uma ligação com a superfície, que permita a entrada de luz, diferente de metrôs e túneis. Com o crescimento desenfreado das grandes cidades, esta é uma solução interessante, que oferece novos espaços públicos de convivência para os moradores. A ideia também poderia ser aplicada para prédios residenciais e comerciais.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...